O avanço do novo coronavírus e da infecção causada por ele – a chamada Covid-19 – criou um cenário de incerteza para milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Como resultado, os governos precisaram criar medidas para dar suporte à população. Aqui no país, uma das ações propostas foi a liberação de um novo saque do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. E como isso está relacionado à energia solar?
A instalação de placas fotovoltaicas e inversores solares em uma residência ou área comercial traz inúmeros benefícios. Entre eles, a economia e a sustentabilidade ganham destaque. Nesse momento de instabilidade, vamos direto à economia. O investimento do FGTS em energia solar pode garantir alto rendimento para os próximos anos. Para entender como, acompanhe o texto.
A economia gerada com a energia solar
O uso de energia solar é capaz de reduzir até 95% do valor gasto mensalmente com a conta de luz. Além disso, utiliza uma fonte de energia limpa, compõe um projeto sustentável, e a instalação garante isenção do ICMS na energia elétrica e na compra de itens para o sistema fotovoltaico, assunto que aprofundaremos em outra postagem. Ao fazer os cálculos de economia, o retorno desse investimento em longo prazo – a vida útil das placas solares é de mais de 25 anos – chega a ser maior do que qualquer aplicação de renda fixa.
É importante considerar, ainda, que a aplicação de energia solar agrega valor a qualquer imóvel. Isso acontece, principalmente, pelo baixo impacto ambiental e pela eficiência energética do projeto. A valorização é tamanha que, muitas vezes, o resultado chega a ultrapassar o que foi investido na aplicação do sistema, somando-se a mão de obra, os materiais e os equipamentos usados na instalação.
O investimento do FGTS
Segundo o Ministério da Economia, o saque do FGTS vai beneficiar 60,2 milhões de pessoas. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador brasileiro com contrato formal e, no momento, será liberado para aqueles com até cinco salários mínimos de saldo. Em meio à pandemia do coronavírus, o investimento do valor recebido em energia solar é uma alternativa segura para ter retorno certo e aproveitar as vantagens de um sistema sustentável.
Para investir em um sistema fotovoltaico, existem financiamentos que compõem uma das formas mais acessíveis de adquirir o projeto. Como isso funciona na Anet Volt? A empresa trabalha com três formas de pagamento. São elas: à vista, com financiamento direto na loja e parcelas no cartão de crédito ou com financiamento bancário. O parcelamento no banco é realizado diretamente com consultores da companhia, e o pagamento pode ser efetuado em até 72 vezes.
Direto na Anet Volt, é possível dividir o valor da compra em 12 vezes no cartão. Tudo sem precisar de entrada. O financiamento inclui mão de obra especializada e as mais modernas peças do mercado. Por fim, você investe com facilidade e nem precisa se preocupar com manutenção – de forma geral, ela só é necessária uma vez a cada ano e envolve tarefas simples, como a limpeza das placas e a checagem do nível de geração de energia.
Ficou interessado e quer investir seu FGTS em energia solar? Simule sua economia e tenha um orçamento personalizado para sua casa ou loja. Assim, você já começa a poupar gastos e ver de perto as vantagens do sistema fotovoltaico.