O maior incentivo já feito pelo governo em prol da energia solar distribuída está prestes a ser lançado. Serão aproximadamente R$ 3,2 bilhões em créditos a serem liberados através dos fundos constitucionais de financiamento.
Atendendo às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, esses fundos serão disponibilizados através de instituições públicas credenciadas. Além disso, irão oferecer as melhores taxas de juros e prazos do mercado para energia solar fotovoltaica.
A decisão de liberação para esse novo crédito se dará após a reunião dos conselhos deliberativos das agências regionais de financiamento. Sudam, Sudene e Sudeco participarão da reunião, agendada para o próximo dia 4 de abril.
Oportunidade em energia solar
Já existem fundos de financiamento para a energia solar fotovoltaica. Mas até o momento os recursos eram limitados. Geralmente destinados exclusivamente a industrias e produtores rurais. No entanto, com essa iniciativa anunciada, o governo visa incentivar a instalação de placas fotovoltaicas em cassa e comércios.
O então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, entende que essa proposta irá impulsionar a disseminação da tecnologia. Pois até agora, isso era feito por meio apenas de geração centralizada em grandes usinas.
“Agora queremos levar ao cidadão uma iniciativa com impacto econômico e social gigantesco.”
Banco do Nordeste – 6,24% com prazo de 12 anos, sendo 4 de carência.
Banco da Amazônia – 6,24% com prazo de 36 meses, sendo 2 de carência.
Banco do Brasil – 7,33% com prazo de 2 anos, sendo 6 meses de carência.
Com linhas de financiamento cada vez mais atrativas, a presença da energia solar fotovoltaica irá se tornar cada vez mais comum nas residências e pequenos negócios.
Hoje há mais de 24 mil sistemas de micro e minigeração espalhados pelo país, sendo 99% deles alimentados pela fonte solar. Já com essa nova iniciativa, projeta-se que o país alcance a meta de 886 mil sistemas, até 2024.
Não perca tempo e faça sua simulação online agora. Veja quanto consegue economizar com geração de energia limpa.
Fonte de Informação: Valor Econômico – Site
Veja também…
Curiosidades sobre os sistemas fotovoltaicos.
Três tipos de geradores solares que você precisa conhecer.
Porque o Brasil deve investir em Energia Solar.