Bons motivos para comemorar! Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número de sistemas solares fotovoltaicas conectados à rede no Brasil duplicou em 2018. No ano anterior, o país tinha 21.987 sistemas gerando a própria energia. Agora, existem mais de 50 mil. O número é reflexo do bom momento para o investimento.
Os dados representam um crescimento de 127% e são prova concreta do potencial e consolidação dessa tecnologia. E trazem boas perspectivas para o futuro nacional. Seja indicando o quão vantajoso é esse investimento, seja gerando um impacto socioambiental positivo, a Energia Solar Fotovoltaica mostra que veio para ficar.
Dentre o quantitativo, a maioria das instalações é residencial. Mas se analisado o potencial de geração, as instalações comerciais são as que mais produzem energia, justamente por serem também as que mais consomem. Mas no geral, a energia solar é hoje um investimento personalizado. Isso significa que existem opções e formatos para os diferentes tipos de consumidor. Confira abaixo, por exemplo, as vantagens oferecidas para os diferentes tipos de públicos:
Energia Solar para áreas rurais
Empresas investem mais em Energia Solar
O boom de crescimento da energia fotovoltaica em 2018 é reflexo dos investimentos de diferentes setores. Esse é o caso, por exemplo, do setor empresarial e industrial. Muitos gestores perceberam o ganho competitivo e econômico proporcionado pelo investimento em um sistema de energia solar e adicionaram essa vantagem nas suas estratégias de negócio.
Um exemplo é a Cervejaria Ambev. Em breve, a empresa irá produzir e distribuir a bebida com a ajuda do sol. Para o início 2019, ela tem um projeto de inaugurar uma usina solar em Uberlândia. A energia gerada será suficiente para abastecer 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém no estado.
A Energia Solar Comercial traz muitas vantagens para as organizações. Além de gerar economia, aumentam a competividade da empresa no mercado, pois pode impactar diminuindo o preço dos produtos. Outra contribuição é na melhoria da imagem institucional, que tende a ser melhor nas empresas que tem práticas socio ambientalmente responsáveis. Isso sem falar no retorno do investimento, que tem geralmente um prazo mais curto para o caso empresarial. Confira mais sobre essa oportunidade.
Diversos usos da energia solar
Pensa que a energia solar gera eletricidade somente para o uso nos imóveis? Pois saiba que isso é engano. A energia solar tem diversas aplicações e isso amplia seu potencial. Um exemplo, é o uso nos carros elétricos, como fonte de energia capaz de substituir os combustíveis fósseis.
A própria Ambev planejou em parceria com a Volkswagen o desenvolvimento de uma frota de caminhões movidos 100% a energia limpa. A perspectiva é construir cerca de 1600 veículos elétricos, utilizados no transporte dos produtos da empresa.
Outro exemplo de utilização da energia solar é o chafariz e dessalinizador da Vila do Trinta, em Fernando de Noronha. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) pretende utilizar essa energia renovável e sustentável para o funcionamento da unidade. O objetivo é substituir aproximadamente 70% da energia consumida pelo equipamento por uma fonte solar.
O sistema solar instalado no chafariz utilizará o sistema de compensação de energia, estabelecida pela resolução da Aneel. Com isso, poderá gerar crédito de eletricidade a ser consumido de acordo com a necessidade.
Outra forma de aproveitar a energia solar é utilizá-la para beneficiar alguma atividade produtiva. Um exemplo, é um dos clientes de Energia Solar Rural, da Anet Volt. Ele instalou um sistema fotovoltaico para gerar energia capaz de suprir, além do consumo pessoal, os processos de irrigação e de produção laticínio do seu sítio. Veja detalhes desse projeto clicando aqui.
A opção pela Energia Solar é uma vantagem também para quem precisa de energia e fica em constante deslocamento. Por exemplo, trailer, comerciantes ambulantes ou estabelecimentos que não tenham ligação com uma concessionária de energia. Por meio de baterias e placas solares é possível suprir a necessidade energética desses consumidores.
Futuro promissor da Energia Solar
A tendência da energia solar é tão expressiva que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez uma projeção para os próximos anos. Em resumo, estima-se que até 2020, haverá, no Brasil, cerca de 170 mil sistemas de energia solar ligado à rede. A então baixa no custo dos equipamentos e o tempo reduzido de retorno do investimento tem aproximado o consumidor da energia fotovoltaica. Sistemas de energia solar eficientes reduzem o consumo doméstico de energia para o mínimo e geram uma economia a longo prazo. Mais tranquilidade e vantagem para o consumidor.
O uso residencial é o mais comum. No entanto, quando o assunto é potencial de geração, é o setor comercial quem mais produz energia. Isso porque as empresas geralmente consomem mais, além, claro, das muitas vantagens, tais como aumento da competitividade, economia, rápido retorno do investimento e melhorias na imagem institucional.
As vantagens da energia solar são hoje muito conhecidas. O preço da energia solar tem diminuído e atraído mais consumidores. Mais pessoas estão preocupadas em saber como economizar energia, serviço que impacta no orçamento familiar. E os projetos podem ser personalizados para atender a necessidade de cada consumidor. Ou seja, a energia solar é útil e eficaz tanto para as grandes corporações, quanto para os pequenos consumidores residenciais. Há vantagens para todos os perfis, o importante é saber escolher uma empresa capaz de encontrar a melhor solução para cada tipo de consumo.
Portanto, se você ficou interessado em saber mais sobre a Energia Solar, fazer um orçamento gratuito ou tirar alguma dúvida, os consultores da Anet Volt estão à disposição para te atender.
Veja também…
Mudanças incentivam crescimento da Energia Fotovoltaica.
10 motivos para investir em Energia Solar Fotovoltaica.
Energia Solar torna indústrias e empresas mais competitivas.
Financiamento de Energia Solar: porque comprar o seu sistema agora.